Conheça mais sobre a campanha de conscientização ao câncer de mama.
Criado nos Estados Unidos, na década de 1990, Outubro Rosa é o mês de conscientização ao câncer de mama. A doença é o segundo tipo mais frequente em mulheres no Brasil. Organizações médicas como o INCA têm um forte calendário ao longo do mês, de modo a estimular o auto-exame e check ups preventivos.
Esse foi o primeiro “mês colorido” a chegar ao Brasil, no ano de 2002, e estimulou diversas outras associações a levantar bandeiras em favor de conscientização dos mais variados movimentos. Hoje, todos os meses possuem uma ou mais temáticas, em sua maioria relacionadas a cuidados com a saúde, embora ainda não haja um calendário oficial.
A sua empresa pode aproveitar esse recurso de semiótica para embarcar na campanha do mês. Imagine, se você vende roupas íntimas, ao longo do mês de outubro aplicar uma tag nos sutiãs vendidos, estimulando o auto-exame? Melhor ainda: redirecionar parte do lucro a uma associação ligada ao tema?
A dica aqui é entender como a sua empresa se relaciona com a temática do mês, e como ela pode promover no consumidor o bem estar que o cuidado proporciona. Dessa maneira, além de abraçar uma campanha de sucesso, você promove a saúde do seu consumidor – e melhora muito sua relação com ele!
Confira aqui os principais movimentos de cada mês, e escolha o que mais se relaciona com o seu público-alvo:
Janeiro Branco – equilíbrio mental
Fevereiro Roxo – Mal de Alzheimer
Março Lilás – câncer do colo do útero
Abril Azul – autismo
Maio Amarelo – prevenção de acidentes de trânsito
Junho Vermelho – doação de sangue
Julho Amarelo – câncer ósseo e hepatites virais
Agosto Laranja – esclerose múltipla
Setembro Amarelo – suicídio
Outubro Rosa – câncer de mama
Novembro Azul – câncer de próstata e diabetes
Dezembro Vermelho – HIV
Imagens cedidas pelo projeto Poesia Com Elos, da fotógrafa Pamela Facco. Saiba mais no instagram: @poesiacomelos