Entenda como esse amontoado de informações funciona na prática.
Sabe quando você faz uma pesquisa de um produto, ou conversa com alguém sobre uma viagem, e de repente começa a ver em todos os lugares? Parece que nossos smartphones e computadores têm ouvidos, né? Tudo isso é por causa da Big Data.
Esse conceito para tratar de um conjunto de números e informações se tornou popular por conta do Google Analytics, e também é muito usado por redes sociais, como o Facebook. Basicamente, ele permite que você, como consumidor, receba conteúdo de acordo com os seus interesses. Ou seja, coisas que você tende a gostar mais. É quase como um poço dos desejos!
E permite a você, anunciante, que seja mais assertivo ao atingir o seu público. De acordo com esses dados, você consegue filtrar sua audiência e tende a ter mais sucesso nos negócios – e nas vendas! É aí que entra o conceito Smart Data.
O Smart Data traz um uso inteligente dos números e dados a favor da sua empresa, e do seu cliente, buscando otimizar ainda mais os resultados. É como se fosse uma evolução natural do Big Data e o que esse emaranhado de informações pode fazer por você. O profissional mais comum a exercer a função nessa área é o BI, ou: Business Intelligence. Ele é o responsável por ler e traduzir todas essas informações, além de dados de performance e muito mais.
Claro, que é preciso muita responsabilidade para lidar com informações dos seus potenciais compradores. O próprio Facebook, recentemente enfrentou grandes problemas ao fornecer dados de seus usuários a gigantes da tecnologia. Aqui no Brasil, a privacidade do usuário está protegida pela Lei geral de proteção de dados pessoais (Lei nº 13.709/2018).
Agora que você sabe como é que esse “cara” funciona, aproveite seus recursos para alavancar a sua empresa, com o cuidado que você gostaria de receber se fosse o seu consumidor. E boas vendas!