
Recentemente, em um post em seu perfil pessoal, Mark Zuckerberg anunciou algumas mudanças significativas na distribuição de publicações nos Feed de Notícias da pessoas. A principal delas diz que, a partir deste ano, posts de amigos e familiares, ou seja, de perfis, terão muito mais relevância na sua linha do tempo do que publicações de páginas.
Mas o que isso significa, afinal?
Significa que os posts dos nossos amigos, ainda que sejam compartilhamentos de páginas, terão mais relevância e aparecerão mais vezes, gerando assim mais interação entre amigos.
E para minha página empresarial?
Consequentemente, com o aumento na prioridade de publicações de amigos e a limitação já comum do Feed de Notícias, os conteúdos de páginas terão ainda menos relevância. Ainda que isso varie muito do tipo de página e do tipo de conteúdo mostrado, é claro que todas as páginas irão sofrer perdas de alcance significativas.
Porém, o próprio Facebook, em seu post da Newsroom, sugere algumas propostas para contornar o cenário, que nós da Newid damos aos nossos clientes sempre que possível.
- Gere conversas – É importante criar conteúdos que incentivem a interação dos usuários, que promovam debates e conversas. Páginas que entregam conteúdo de qualidade, com responsabilidade e que geram engajamento terão menos problemas com alcance.
- Invista em vídeos (especialmente em videos Live) – Conteúdo audiovisual se tornou um dos grandes trunfos do Facebook, que estuda inclusive a monetização de conteúdos em vídeo (semelhante ao que o Youtube já faz). O consumo de vídeo pelos usuário é cada vez maior, e tem um poder de alcance muito bom. Entretanto, destacamos que as Lives (vídeos ao vivo) foram realmente o grande avanço da plataforma e que realmente tem dado certo, tendo em vista que vídeos live têm, em média, até seis vezes mais interações do que vídeos comuns. É chegado o momento de tornar real a persona por trás da página (ou criar uma persona, um rosto para sua empresa) e aproximar os usuários, gerando conversas e criando mais relevância, alavancando o seu alcance.
- Entenda seu lugar na plataforma – Cada página possui uma finalidade e busca entregar um tipo de conteúdo. Por isso é tão importante se achar no meio das possibilidades para se tornar relevante e fonte de bom conteúdo.
Sendo mais claro: Páginas de criadores de conteúdo (os chamados creators) e celebridades em geral criam discussões entre seu público com os conteúdos (posts, fotos, vídeos, links) que entregam no Facebook. Nos grupos, as pessoas interagem significativamente em torno de um assunto geral, muitas vezes com apoio de conteúdos públicos (fora dos grupos/de páginas). Já páginas de negócios locais e serviços se conectam com a comunidade em que estão inseridos publicando atualizações relevantes sobre o que fazem, entregando informações sobre si mesmos e até criando eventos que movimentem a comunidade fora da plataforma. E páginas de notícias podem (e devem) ajudar a iniciar conversas sobre temas atuais e importantes para a sociedade.
- Não apele – Estratégias de aumento de engajamento, como pedir likes e reações aos usuários, não serão mais contabilizados para o algoritmo, e a plataforma passará a punir ainda mais quem fizer este tipo de conteúdo, por considerar que não é uma interação espontânea.
- Se puder, invista – Alcance orgânico é sempre interessante e muito relevante dentro do mundo das mídias sociais, porém sabemos que há muito tempo o cenário para páginas, principalmente de negócios, dentro do Facebook, é levado ao investimento em anúncios. Se há a possibilidade, investir em um planejamento estratégico de mídia é ter em mãos um aliado ainda mais forte para o crescimento de uma página, e consequentemente, de um negócio.
Pensar com clareza e calma no conteúdo a ser distribuído, fazendo uma curadoria e explorando todos os recursos oferecidos pela plataforma, é, sem dúvida, o melhor caminho a se trilhar, juntando criatividade e objetividade, gerando conversas e engajando a comunidade a crescer.
Aposte no bom conteúdo, num planejamento eficiente e conte com a gente!