Nesta semana o Instagram, serviço que agora é do Facebook, anunciou que vai passar a organizar e exibir os conteúdos nos feeds por ordem de relevância, mais ou menos como é feito na outra rede social. A mudança já está acontecendo e levará alguns meses para atingir todos os usuários da plataforma.
A explicação dada pelo Facebook para a reorganização é por conta do crescimento da plataforma, de forma que ficou mais complicado acompanhar todas as fotos e vídeos compartilhados, já que os dados mostram que as pessoas não visualizam 70% dos conteúdos em seus feeds.
O Instagram garanti que não vai ocultar nenhuma publicação das pessoas que você segue – como acontece no Facebook – apenas vai apresentá-los em uma ordem diferente, definida com base na probabilidade do usuário de se interessar no conteúdo, no relacionamento com o usuário que publicou e também com relação nas curtidas e comentários. O horário também é levado em consideração (para ver pela manhã fotos e vídeos postados de noite, por exemplo).
O algoritmo vem sendo testado por um grupo de usuários e logo será liberado integralmente.